quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Primeiros passos...

Ensinar a aprender e aprender a ensinar ao longo da vida, é uma postura que me agrada, principalmente quando o caminho que escolhemos nos leva ao desbravar de novos conhecimentos e/ou ao redimensionamento dos conhecimentos que já possuímos.
E dando os primeiros passos, porque não, o acto educativo?
Em perspectiva, o acto educativo necessita de uma base sólida para a concretização da relação pedagógica, supondo a construção de comportamentos, um conjunto coerente de acções e de opções feitas para o educando. Educar, segundo Savater (2006) é crer na perfectibilidade humana, na capacidade inata de aprender e no desejo de saber que a anima, no haver coisas (símbolos, técnicas, valores, memórias, factos...) que podem ser sabidos e que merecem sê-lo, na possibilidade de nos podermos - nós, os homens - melhorar uns aos outros por intermédio do conhecimento. Daí poder ser preciso necessidade, impulso e adesão, de modo a desencadear o comportamento e a orientação, com a finalidade de fomentar o entusiasmo pela pesquisa autónoma e pelo domínio do seu próprio desenvolvimento.

Sem comentários: