sábado, 4 de outubro de 2008

Perspectiva

"Eu julgava que a educação é um assunto que não é meu, nem teu, nem dele, mas de todos nós, que temos filhos, netos, sobrinhos, primos que precisam de ser educados. Eu supunha até que a educação, neste mundo de hoje, é de todos nós, desde que nascemos até que morremos. (...) Eu apetecia-me dizer (...) que a educação é uma coisa séria demais para ser confiada apenas aos cientistas da educação. Com o devido respeito, confio muito neles mas não confio menos no meu pensar autónomo e no que me dita a minha elementar experiência de docente e discente."
AD
Por prudência, não se deve ouvir, ver, nem falar?! Rego (2003) apresenta um estudo sobre comportamentos de cidadania docente: na senda da qualidade do ensino superior, com o qual dá resposta a perguntas como: O que é na concepção dos alunos, um bom docente do ensino superior? É essa perspectiva similar à partilhada pelos próprios docentes e por outros indivíduos já diplomados? Que impactes exercem determinados comportamentos docentes sobre a motivação, a autoconfiança e o desempenho académico dos estudantes?
Sendo estas indagações básicas, coloca-se apenas uma: Que impactes exercem determinados comportamentos interpares sobre a motivação e o desempenho profissional? Citando Rego (2003) os comportamentos abrangidos incluem a conscienciosidade no exercício da função pedagógica, a orientação prática, o fomento da participação, a cortesia nos relacionamentos e a competência comunicacional.
ABC - Integrar, acolher, respeitar...ou em alternativa (re)construa-se a si mesmo a partir do que já é, já sabe e quer no sentido do vindouro...

Sem comentários: