domingo, 19 de outubro de 2008

A subjectividade na interpretação de uma imagem

A interpretação de um quadro de Picasso ou de uma banda desenhada está sujeita à subjectividade de quem observa. Sabendo que qualquer artista pode tornar digna qualquer vida, dependendo da perspectiva e mesmo que a arte não se presta à tradução da realidade.
Ao estudar estética e arte vem à memória os conhecimentos adquiridos ao longo da vida em educação visual e tecnológica, em análise de imagem, arte e, design pelo que também se lê um pouco sobre as matérias.
A palavra perspectiva tem diversos significados, uma ideia de alguém...não implica concordar.
Sabe-se que na actual sociedade se procura a todo o custo a juventude e a beleza eterna, principalmente se as pessoas se baseiam no senso comum e, não estão convictas dos seus valores pessoais. Principalmente as senhoras, recorrem aos institutos de beleza e à cirurgia estética para de alguma forma melhorarem a sua auto estima. Nada a opôr.
Passando ao estudado, a forma, a côr, a linha, o contorno, a sombra, o traço também fazem parte do desenho do cuidado e existem trabalhos de investigação.
A própria investigação requer um desenho adequado.
Quando se faz seguir um recorte de uma imagem pode-se dar oportunidade à especulação. Que não seja por falta de explicação, a visão anglosaxónica na saúde tem aspectos diferentes do nosso, por exemplo a ONR.

Sem comentários: